top of page

Ipem-SP alerta: vendidos como brinquedos, neocubes são um perigo às crianças



Após identificar relatos de acidentes graves com crianças circulando nas redes sociais, o Inmetro decidiu fazer um importante alerta a pais e responsáveis sobre os perigos do neocubes, produtos que são vendidos no comércio eletrônico equivocadamente como brinquedo.

“O produto está fora do escopo da Portaria Inmetro (302/2021) e, portanto, não se enquadra como brinquedo. Não só os imãs podem ser soltos, como os produtos possuem partes pequenas e perigosas, sob o risco de ingestão. Daí, um alerta especial a pais e responsáveis, para que não permitam o uso por crianças, principalmente sem supervisão”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Conhecidas também como Bucky Balls, Neo Balls ou Cubo Magnético, as ‘bolinhas de imãs coloridas anti-stress’ são negociadas em market places como brinquedos, sem que sejam regulamentadas pelo Inmetro. Ao contrário dos artigos infantis, que devem ter compulsoriamente o selo de identificação da conformidade e a indicação de faixa etária na embalagem, esse produtos não passam por qualquer controle de segurança para uso por crianças.

Os neocubes são compostos por pequenas esferas coloridas de ímãs de neodímio de, aproximadamente, 5mm, que juntas formam cubos, dados e outros formatos, com indicação para uso terapêutico. Apesar disso, são comercializados muitas vezes em seções destinadas a brinquedos, trazendo riscos às crianças, que podem engolir ou inalar os componentes, que são pequenos e têm alta força magnética.

“No mercado internacional como Europa, EUA e Austrália, o produto passou por diversos recalls, pois essas bolinhas têm alto poder magnético: quando engolidas podem grudar no intestino, podendo causar obstrução, infecção, perfuração e a morte”, completou.

Diante disso, o Inmetro notificou os comércios eletrônicos, com o objetivo de coibir a comercialização destes produtos e similares com menção a um produto infantil e vai intensificar ações de vigilância sobre a venda de produtos e similares no comércio eletrônico.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou www.ipem.sp.gov.br


Fonte: Assessoria de imprensa









3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PM recaptura quase 400 detentos durante saidinha

Quase 400 detentos foram flagrados descumprindo as regras durante a saidinha temporária de fim de ano. Para terem direito ao benefício, os presos devem seguir algumas medidas enquanto estão nas ruas.

Comments


bottom of page