top of page

Especialista dá dicas de como amenizar estresse dos pets durante queima de fogos no Réveillon

Segundo a médica veterinária Janaína Duarte, as consequências podem resultar em danos à saúde dos pets. Criar um ambiente tranquilo e controlado dentro de casa, reproduzir sons relaxantes ou ligar a televisão são alternativas apresentadas pela especialista.



Os fogos de artifício são muito comuns nas festas de Réveillon, mas podem causar muito incômodo para os animais de estimação.

A queima de artifícios de estampido, que são os que produzem fortes estrondos, é proibida no Estado de São Paulo e em muitos municípios do Brasil, o que pouco impede sua soltura ilegal. A venda e queima de artifícios classificados como silenciosos segue legal.

A médica veterinária Janaína Duarte destaca que a audição aguçada dos cães e gatos os torna mais suscetíveis aos desconfortos causados pelos estampidos.


“Os cachorros ouvem, significativamente, mais do que os seres humanos. Nesse sentido, eles exibem uma hipersensibilidade que resulta em desconforto, ansiedade e pânico”, explica a veterinária.

De acordo com a especialista, apesar dos desconfortos serem mais recorrentes e aparentes em cães, os gatos também esboçam reações, como buscar abrigo para se esconder, e também merecem cuidados.

A médica veterinária ainda complementa que as consequências causadas pelos fortes estrondos, em alguns casos, podem passar de momentâneas para permanentes e resultar em danos à saúde dos pets.


“O ruído produzido pelas explosões causa apreensão em todos os animais de estimação e, durante o susto, eles acabam liberando uma quantidade significativa de catecolaminas. Esse hormônio desencadeia uma série de modificações fisiológicas, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, colocando-os em risco em vários aspectos, seja sofrendo um acidente ou até um infarto do miocárdio em decorrência do aumento da pressão arterial.”, conta a especialista.

Para amenizar ou até extinguir esses transtornos, Janaína Duarte ressalta alguns cuidados, que envolvem criar um ambiente tranquilo e controlado dentro de casa, com portas e janelas fechadas, para minimizar os ruídos externos. Reproduzir sons relaxantes ou ligar a televisão também pode ajudar a mascarar os barulhos provocados pelos fogos.


✅ Confira os cuidados essenciais para proteger seu pet:



  • Deixe o animal em um cômodo com menos barulho;

  • Certifique-se de que não há rotas de fuga no ambiente;

  • Feche portas e janelas durante a queima de fogos;

  • Utilize sons relaxantes ou ligue a TV com volume alto para abafar ruídos externos;

  • Em apartamentos, verifique a segurança das telas de proteção;

  • Considere o uso de fones de ouvido ou protetores auriculares específicos para pets;

  • Faça companhia ao seu pet para transmitir segurança;

  • Consulte um veterinário para indicação de florais, evitando automedicação.


Fonte: G1



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page