top of page
Foto do escritorjornaldeassis

Brasil tem mais de 700 multas por dia para motoristas que furam bloqueio do pedágio

Número de infrações no país em 2023 ultrapassou 111 mil; multa gera 5 pontos na carteira e taxa de R$ 195.




Nos primeiros cinco meses de 2023, em média, 735 motoristas foram multados por dia no Brasil por furar o bloqueio do pedágio nas estradas do país e fugir sem pagar a tarifa. No total, foram quase 111 mil infrações no período verificado.

O comportamento cresceu 62% em rodovias importantes do país, como a Fernão Dias. De janeiro a abril deste ano foram quase 346 mil registros na estrada que liga São Paulo a Belo Horizonte, contra 212 mil no mesmo período de 2022. Os dados são de uma empresa que administra estradas em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

O tipo de violação pode custar caro para o motorista. Todas as praças de pedágio são monitoradas por câmeras, e são esses registros os utilizados para provar que houve a infração. A evasão de pedágio gera perda de 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

O prejuízo, no entanto, não é só das concessionárias. No pagamento do pedágio é recolhido um imposto sobre serviços cujo valor é repassado para o desenvolvimento da economia da região.

“O município é prejudicado porque isso reduz o repasse do imposto sobre serviço que é destinado para esses municípios. É um prejuízo para toda a sociedade”, diz o gerente de operações da Arteris, Edivaldo Braga.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page