top of page

Brasil tem mais de 700 multas por dia para motoristas que furam bloqueio do pedágio

Número de infrações no país em 2023 ultrapassou 111 mil; multa gera 5 pontos na carteira e taxa de R$ 195.




Nos primeiros cinco meses de 2023, em média, 735 motoristas foram multados por dia no Brasil por furar o bloqueio do pedágio nas estradas do país e fugir sem pagar a tarifa. No total, foram quase 111 mil infrações no período verificado.

O comportamento cresceu 62% em rodovias importantes do país, como a Fernão Dias. De janeiro a abril deste ano foram quase 346 mil registros na estrada que liga São Paulo a Belo Horizonte, contra 212 mil no mesmo período de 2022. Os dados são de uma empresa que administra estradas em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

O tipo de violação pode custar caro para o motorista. Todas as praças de pedágio são monitoradas por câmeras, e são esses registros os utilizados para provar que houve a infração. A evasão de pedágio gera perda de 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

O prejuízo, no entanto, não é só das concessionárias. No pagamento do pedágio é recolhido um imposto sobre serviços cujo valor é repassado para o desenvolvimento da economia da região.

“O município é prejudicado porque isso reduz o repasse do imposto sobre serviço que é destinado para esses municípios. É um prejuízo para toda a sociedade”, diz o gerente de operações da Arteris, Edivaldo Braga.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PM recaptura quase 400 detentos durante saidinha

Quase 400 detentos foram flagrados descumprindo as regras durante a saidinha temporária de fim de ano. Para terem direito ao benefício, os presos devem seguir algumas medidas enquanto estão nas ruas.

Comments


bottom of page